9 de cada 10 suicídios podem ser evitados: estenda a mão.

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil aproximadamente 40 pessoas cometem suicídio por dia.

A campanha de Prevenção ao Suicídio tem relação tem uma relação bonita com o mês de Setembro e a chegada da Primavera além da cor Amarela, que simboliza luz, otimismo, alegria e calor. A campanha tem compromisso com a vida e para tanto põe em questão o suicídio e seus tabus.

Uma analogia às estações do ano pressupõe que de maneira natural vivenciamos períodos de frio e pouca luz num inverno interior para então florescer…implica afirmar que nossos invernos sadiamente passados nos rendem uma alvorada florida na primavera.

As emoções como tristeza, alegria, afeto, raiva e medo dentre outras são naturalmente humanas e deveriam constituir nossas feições e nossos rostos no cotidiano de maneira a poder fazer trocas e interações generosas derivadas de compreensão e amor ao próximo. Ocorre que nesses novos palcos da vida social só valem a alegria ou a pseudo-alegria. A tristeza e o medo, por exemplo, são cotidianamente evitados, controlados e condenados por mecanismos de espetacularização da vida.

O lado perverso desse espetáculo é que não se presta atenção, de verdade, naquele que trava a cada instante uma luta contra “aquela tristeza que não tem fim”, com a “vontade de sumir do mundo”, com o “medo de tudo e de todos”, com “os fantasmas do fracasso”, com a “vontade de se esvaziar no choro” e de “se esconder de si e do resto mundo”.

Longe de ser tristeza passageira como o inverno… essas coisas todas e muitas outras são sinais de Depressão:

  • Não é fraqueza, é luta sem forças. Estenda a mão.
  • Não é frescura, é frio por dentro. Aqueça com o afeto.
  • Não é mimimi, é por favor me ajuda. Escute com generosidade.
  • Não é sentimentalismo, é vulnerabilidade. Cuide.
  • Não é normal, é doença. Busque apoio especializado.

 

Além da Depressão, o Transtorno Bipolar, Anorexia Nervosa, Esquisofrenia, e Drogas consistem em causas para o Suicídio. A Anorexía Nervosa ocorre em mais de 90% dos casos entre as mulheres influenciadas nocivamente pelos conhecidos padrões culturais de beleza. O uso de Drogas, a começar pelo álcool também é gatilho que desencadeia em processos de autodestruição e acomete principalmente adolescentes, jovens e demais faixas etárias.

A taxa de suicídio entre os povos indígenas no Brasil é seis vezes maior que a média nacional, atingindo crianças e jovens. Cada povo indígena tem especificidades de luta sofrendo de modo geral com as lutas pela preservação de território, de suas culturas e garantias de direitos.

A prevenção ao Suicídio não é só um problema de saúde pública. Além dos agentes de saúde, cada um de nós precisa estar atento a si próprio e ao próximo. O próximo pode estar em silêncio na nossa família, nos corredores e nas salas de aula das escolas e universidades, nos espaços de trabalho nas organizações públicas e privadas, nos diferentes espaços de culto religioso. É preciso desenvolver e intensificar a atenção e cuidado em todo o lugar, em todas as organizações.

Setembro de 2016 está findando. Que os próximos setembros expressem números que indiquem para uma sociedade mais amorosa.

https://nacoesunidas.org/oms-suicidio-e-responsavel-por-uma-morte-a-cada-40-segundos-no-mundo/

http://racismoambiental.net.br/2016/09/12/setembro-amarelo-suicidio-indigena-mais-uma-face-do-genocidio/

Deixe um Comentário

CAPTCHA *