Sua empresa Faz Estratégia ou Faz de Conta?

Alguns líderes empresariais elucubram exaustivamente sobre análises de cenários projetivos e prospectivos e tudo o mais que vem no combo do planejamento estratégico… de tanto olhar para fora esquecem a bagunça da casa…destaco algumas pistas que sinalizam quando uma empresa pratica o “faz de conta que é estratégia” do que colocar a estratégia nos trilhos da ação: problemas na estratégia em ação:

Crises podem ter iniciado na sua empresa antes mesmo das precipitações externas

Fundamental avaliar se sua empresa não dispunha de déficit de competências humanas e organizacionais ao longo dos anos. Empresas podem ter resultados financeiros satisfatórios em tempos de vacas gordas, porém são as primeiras a sofrer os impactos das flutuações e crises externas.

 

Insistir nas mesmas estratégias se os tempos mudaram…

Faça um levantamento das estratégias adotadas pela empresa nos últimos 20 anos. E o que está pensado para os próximos 10 anos? Alguma novidade? Não faço referência a incrementalismos, ou seja, mais do mesmo. Refiro-me a mudanças fundamentais, radicais ou disruptivas. Estas têm relação com o futuro.

 

Muitos planos sem visão

Visão é mais do que um enunciado ‘bacana’…tem que fazer sentido e ter consistência de empresa visionária. Lideranças visionárias não pautam decisões exclusivamente em resultados de liquidez e rentabilidade a curto e médio prazo – sistemas informacionais fazem isso. À longo prazo, essa prática limitada e limitadora é a principal responsável pelo fracasso das empresas, independente do porte.

 

Todas as empresas são políticas e algumas, mais do que deveriam.

Quando uma empresa reúne gestores mais preocupados em se manter nos cargos e posições – do que se comprometer com as diretrizes organizacionais – estabelecendo um padrão de relacionamento do tipo ‘salve-se quem puder’…é possível que muito tempo, energia e recursos já tenham sido desperdiçados. Favoreça ambientes de autenticidade para depois solicitar comprometimento das pessoas.

As análises não se limitam a esses pontos, há muitas variáveis a serem postas em questão

Deixe um Comentário

CAPTCHA *